Desenho I, 10.0 ECTS, código: C00224121

This information in English
 

 

 

 

Pedro Filipe Rodrigues Pousada

email: ppousada@darq.uc.pt
Horário de recepção: não disponível, Departamento de Arquitectura

Teresa Maria da Silva Antunes Pais

email: não disponível
Horário de recepção: não disponível, Departamento de Arquitectura

Resumo

Esta cadeira compreende a prática do Desenho como uma extensão operativa da visão.

Nesse sentido desenvolver-se-á o treino da dinâmica psico-motora. O estudante aprenderá a relacionar, a interagir dedutivamente com a forma e o contexto observados e, em simultâneo, a agir sobre o suporte, a registrar, a fazer enquadramentos e escolhas compositivas, a marcar e a induzir de um modo controlado e consciente gestos gráficos sobre a superfície.

A representação isolada ou agrupada de modelos – objectos, formas naturais e figura humana – e a representação de espaços e de volumetrias constituem o fulcro da metodologia de trabalho desta cadeira; no primeiro caso trabalhar-se-á no campo das relações de escala, das proporções e do carácter diferenciador das propriedades específicas dos objectos.

No segundo caso e no sentido de experimentar graficamente as oposições cheio/vazio, forma/fundo, volume e superfície, procurar-se-á articular algumas regras elementares e de natureza mais instrumental da perspectiva rigorosa com a abordagem intuitiva e diferenciadora que cada indivíduo faz do espaço. Este tipo de exercícios desencadear-se-ão no ambiente específico da envolvente urbana: frentes edificadas, arruamentos, espaço interiores e exteriores de massas arquitectónicas.

Em ambas as tipologias interessará explorar a agilidade gráfica, a rapidez da resposta e a capacidade de síntese de cada aluno; serão nesse sentido desenvolvidos exercícios onde a repetição das representações, a diversidade das soluções caligráficas, a experimentação de diferentes formatos e tipos de suporte, a variação do tempo de execução potenciarão as capacidades expressivas dos alunos, ajudando-os igualmente a superar eventuais bloqueios e preconceitos em relação às oportunidades gráficas que esta disciplina lhes faculta.

Resultados

A cadeira de Desenho I possuirá um carácter eminentemente empírico e operativo. É uma disciplina que de um modo continuado se dedicará a apetrechar o estudante de arquitectura com um sistema linguístico baseado na imagem, tornando-o consciente das imensas possibilidades gráficas e expressivas com que o Desenho, enquanto procedimento tecnológico e conceptual, pode intervir no desenvolvimento das tarefas específicas do projecto. Pela sua natureza introdutória este primeiro ano caracterizar-se-á por confrontar o aluno com as suas próprias capacidades de representar , isto é, de adequar a sua aptidão natural para ver e organizar num todo coerente as coisas que o rodeiam com a necessidade objectiva de transformar essa experiência numa imagem gráfica e bidimensional. Nesta etapa de aprendizagem torna-se indispensável o exercício da figuração e da representação através de uma prática exaustiva e exploratória. Interessa, igualmente, que o aluno interiorize o quanto o ponto e a linha - experiências visuais ausentes na natureza - são elementos indicativos, sinais mínimos mas polissémicos que permitem a organização visual do espaço, dos volumes, das superfícies e estruturas. Procurar-se-á que o aluno faça uma aquisição progressiva de determinadas aptidões; capacidade de modelação, sensibilidade plástica, noção de composição, de hierarquia e coerência formal. Um aspecto que será estrutural no ano seguinte e que aqui será tratado de um modo extensivo e preparatório, é a percepção de que no desenho se entrelaçam duas qualidades expressivas, uma, denotativa, onde predomina a apreensão da forma e do espaço, outra, conotativa, onde tendencialmente se intervêm sobre esse conhecimento da forma e do espaço no sentido de transformá-lo ou recriá-lo plasticamente.

Bibliografia de referência

Avaliação

Esta disciplina funciona em regime de avaliação contínua, não existindo exame de recurso.

Web site

https://webonc.darq.uc.pt/weboncampus/class/getpresentation.do?idclass=2&idyear=1

 
 

Departamento de Arquitectura

Plano do curso Lista alfabética de cadeiras  
© 2004 DRIIC - Sponsored by SOCRATE - ERASMUS.
IE 5 or more/ Netscape 6 or more