Bioquímica II, 6 ECTS, código: 2180

This information in English
 

 

 

 

JOÃO INÁCIO SARDINHA ALFACE

email: alface@ff.uc.pt

TERESA DO CARMO PIMENTA DINIS SILVA

email: tcpdinis@ci.uc.pt

Resumo

Teórico:

Introdução ao metabolismo celular: Componentes da dieta; Vias metabólicas; Bioenergética; Distribuição celular das diferentes vias metabólicas.

A mitocôndria como a central de bioenergética: Funções; Sistema redox e fosforilativo; Transportadores; Implicações patológicas e toxicológicas.

Glúcidos: Estrutura; Digestão e absorção; Homeostase da glucose; Metabolismo; Regulação metabólica.

Ciclo de Krebs - Central de todo o metabolismo: Do catabolism ao anabolismo; Catabolismo dos glúcidos, ácidos gordos e aminoácidos; Produção de ATP; Rendimento energético.

Lípidos: Estrutura e organização fisiológica; Biomembranas: composição, organização e natureza dinâmica, conceito de transição de fase membranar e factores que a influenciam; Lipoproteínas plasmáticas - estrutura, classificação, composição e interrelação entre as várias fracções; Metabolismo lipídico - digestão, absorção e transporte; Biossíntese e armazenamento de ácidos gordos - biossíntese de triacilgliceróis; Mobilização dos triacilgliceróis do tecido adiposo; Regulação metabólica; ?-Oxidação dos ácidos gordos; Cetogénese.

Metabolismo de proteínas e aminoácidos: Aminoácidos essenciais e não essenciais; Equilíbrio nitrogenado; “Turnover” e vida média biológica; Digestão e absorção; Ciclo de Meister; Reacções de transaminação, desaminação e descarboxilação; Ciclo da ureia e biossíntese da creatinina; Metabolismo individual dos aminoácidos; Heme, catecolaminas, indolaminas e outras aminas biogéneas; Metabolismo do esqueleto carbonado: aminoácidos glucogéneos e cetogéneos.

Integração e regulação das vias metabólicas: Actividades metabólicas dos diferentes orgãos; Interrelações metabólicas em diferentes estados nutricionais; Controlo metabólico e hormonal do metabolismo energético.

Laboratorial:

Preparação de material biológico: soro, plasma, isolamento de biomembranas e de mucosa intestinal de rato.

Hidrólise de dissacarídeos por dissacaridases da mucosa intestinal: sacarose, maltose e lactose.

Hidrólise enzimática (amilase salivar) e ácida de polissacarídeos.

Biomembranas: i) composição lipídica - extracção dos lípidos, separação das classes de fosfolípidos por TLC preparativa, quantificação dos fosfolípidos totais e das classes separadas, quantificação do colesterol e cálculo do rendimento da extracção e do quociente molar colesterol/fosfolípido membranar; ii) Estudo da semi-permeabilidade das membranas através da difusão membranar do H2O2, usando lipossomas de fosfatidilcolina do ovo.

Quantificação de metabolitos plasmáticos (glucose e ureia).

Resultados

O objectivo principal é o estudo do metabolismo e funções dos componentes da dieta, bioenergética, integração e regulação das principais vias metabólicas.

Bibliografia de referência

  • Lehninger: Principles of Biochemistry, Bavid L. Nelson and Michael M. Cox (Eds.), 3ª Edição, 2000; Woth Publishers, NY.
  • Biochemistry, Donald Voet and Judith G. Voet (Eds.), 3ª Edição, 1998; Wiley-Liss, Inc.
  • Texbook of Biochemistry with Clinical Correlations, Thomas M. Devlin (Ed.), 4ª Edição, 1997; Wiley-Liss, Inc.
  • Eaton, S., Bartlett, K. and Pourfarzam, M. Mammalian mitochondrial ?-oxidation. Biochem J. (1996) 320, 345-357.
  • Opie, L. H., Myocardial ischemia-metabolic pathways and implications of increased glycolysis. Cardiovasc. Drugs Ther. (1999) 4, 777-790.
  • Fromenty, B. and Pessayre, D., Inhibition of mitochondrial ?-oxidation as a mechanism of hepatotoxicity. Pharmac. Ther. (1995) 67, 101-154.

Avaliação

A avaliação final é feita com base num exame escrito de 2 h 30 min, dirigido à aquisição, compreensão e integração de conhecimentos e à capacidade do aluno na resolução de questões e problemas concretos. O exame inclui uma parte de teste e questões de resposta curta, em espaço de escrita limitado, apelando à capacidade de síntese. É obrigatório assistir a 2/3 das aulas Laboratoriais e a nota final representa 60% da prova escrita teórica e 40% da prova escrita teórico-prática.

Web site

jalface@ci.uc.pt/custodio@ci.uc.pt

 
 

Faculdade de Farmácia

Plano do curso Lista alfabética de cadeiras  
© 2004 DRIIC - Sponsored by SOCRATE - ERASMUS.
IE 5 or more/ Netscape 6 or more